quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ampliando o contexto

Queridos alunos,

A idéia de nossa aula de hoje é ampliar o contexto sobre o livro escolhido.

Como vamos criar um blog e talvez também um almanaque, um vídeo ou um podcast, precisamos entender muito bem o contexto do livro que escolhemos para planejar como vamos trabalhá-lo com nosso público alvo.

Por isso solicitei a vocês que lessem o livro, fizessem uma lista de personagens com suas descrições e também que elaborassem um mapa conceitual sobre a temática do livro. Além disso, seria bom pesquisarem na Internet para ver se há análises literárias do livro escolhido, elas dão elementos muito ricos para a ampliação do contexto.

Nosso objetivo será criar alguns produtos que sirvam de convite à criança para ler o livro e também para refletir sobre a temática desenvolvida no livro. Por exemplo, se o livro trata do meio ambiente, além de pensarmos em estratégias para desenvolver a curiosidade na criança sobre a história do livro, temos também que buscar elementos sobre o meio ambiente para o blog : textos, vídeos, links para site de jogos, brincadeiras, receitas, passo-a-passo de dobraduras, etc, etc...

Vamos iniciar o planejamento de nosso blog: comecem pensando no público-alvo: vão criar o blog e os demais produtos para que faixa etária?

É essa nossa proposta da aula de hoje: mãos na massa ;-)

Não esqueçam de caprichar no diário de aprendizagem. 

Guardem para o portfólio uma cópia da lista e do mapa, ok?

Leiam para a próxima aula o texto Ler e Escrever na Cultura Digital, de Andrea Cecília Ramal, disponível nos arquivos de nosso grupo, e também no link: http://www.idprojetoseducacionais.com.br/artigos/Ler_e_escrever_na_cultura_digital.pdf

Vou deixar uma cópia do texto com Elaine.

Registro da aula:
As reuniões de grupo foram fundamentais para ampliarem o contexto do universo do livro a ser trabalhado. Percebi que muitos grupos ainda estavam indecisos quanto à história a ser trabalhada e que outros nem haviam lido o livro :-(  Assim, nosso projeto fica atrasado...

Mas tive a oportunidade de compartilhar com algumas ideias muito interessantes, de grupos que já definiram mais ou menos o que vão trabalhar!! Tenho certeza que nossa oficina será excelente!!!

Conversamos também sobre a importância de irem à Bienal do Livro.

Definimos o dia 18 de setembro para nossa visita ao Museu da Língua Portuguesa, Elaine vai ver os preços de ônibus.

Senti a falta: da Ariane H., da Cintia Ap., da Daniela de Fátima, da Drielly (será que está bem?), da Elisabete, da Flaudicléa (??), do Alfredo, da Larissa, da Letícia, da Lígia, da Liliane, da Maria Eliane, da Samara (eu soube o que aconteceu, sinto muito, se cuide...), da Thalita e da Vivian Thimoteo... 

Maroleide, foi bom te ver na aula, mesmo ainda contundida ;-)

Gente, o nenê da Priscila nasceu?