quarta-feira, 25 de agosto de 2010

"Ler e Escrever na Cultura Digital"

Queridos alunos,

Vamos pensar sobre o ler e o escrever?

O que você gosta de ler? Quando lê? Como lê? Lê para seus filhos / alunos? Conta histórias para seus filhos  / alunos? Como é a receptividade deles?

Qual a diferença entre ouvir uma história, ler uma história no livro ou lê-la / assisti-la no computador?


Qual a função da roda de conversa na escola?


Você escreve? Sobre o quê? Para quê? Para que seus alunos precisam escrever?

Quais as formas de um aluno contar uma história? Qual a diferença entre contá-la sozinho e contá-la em grupo?

Quanto tempo seu filho / aluno passa por dia com a TV , o computador, o celular, o mp3, etc.?


Leia a página Cultura Digital deste blog, discuta estas questões em grupo, e faça o diário de aprendizagem do mês de agosto acrescentando também estas reflexões.


Entregue seu diário de aprendizagem impresso na próxima aula ou envie-o para o e-mail katyagarabetti@gmail.com , em ambos os casos, não é necessário fazer folha de rosto, mas é importante colocar o cabeçalho.


Procurei conversar com vocês sobre o texto da Ramal e também orientar sua leitura, mas percebi que poucos prestaram atenção no que eu estava falando :-(
Espero que tenha sido apenas impressão minha e que vocês estivessem exercitando a capacidade multitarefa dos nativos digitais ;-)

Passei conversando com os grupos:

Grupo 1: entregaram o mapa, que precisa ser completado. Faltou a lista de personagens. Não deu tempo para conversarmos em aula para saber o que vão trabalhar na Oficina da Semana Cultural...

 Grupo 2: ainda não apresentaram o que foi solicitado, precisam se organizar para não deixar sobrecarga nos últimos dias, ok?

Grupo 3: apresentaram o mapa e a lista de personagens. Precisam pensar em como trabalhar na Oficina da Semana Cultural.

Grupo 4: apresentaram o mapa e a lista de personagens e já têm uma idéia do que vão trabalhar na Oficina da Semana Cultural, EBA!!!

Fique sabendo que o bebê da Priscila chama Pedro Henrique.
que Deus abençoe sua família, Priscila!!

Grupo 5: apresentaram o mapa e a lista de personagens e já têm uma idéia do que vão trabalhar na Oficina da Semana Cultural, YES!!!

Grupo 6: entregaram o mapa e a lista de personagens, que estão OK. Não deu tempo para conversarmos em aula para saber o que vão trabalhar na Oficina da Semana Cultural...

Grupo 7: ficaram de conversar com o grupo 1 sobre o capítulo do livro Reinações de Narizinho que vão trabalhar. Entregaram o mapa conceitual e a lista dos personagens do livro, mas precisam refazê-los. Ainda estão pensando no que vão desenvolver na Oficina da Semana Cultural.

Grupo 8: entregaram o mapa e a lista de personagens, que estão Ok. Retiraram a Adriana do grupo. Precisam pensar em como trabalhar na Oficina da Semana Cultural.

Grupo 9: apresentaram o mapa e a lista de personagens e já têm uma idéia do que vão trabalhar na Oficina da Semana Cultural, IUPI!!!


Grupo 10: apresentaram o mapa e a lista de personagens e já têm uma idéia do que vão trabalhar na Oficina da Semana Cultural, YES!!! 

Grupo 11: apresentaram o mapa e a lista de personagens, já têm uma idéia do que vão trabalhar na Oficina da Semana Cultural e já criaram o blog, que tal darem uma olhada? Circo Matemático. IUPIII!!

Grupo 12:  apresentaram o mapa e a lista de personagens e já têm uma idéia do que vão trabalhar na Oficina da Semana Cultural, VIVA!!! (espero que a Ligia cuide de sua saúde e fique boa logo!!)

Grupo 13: entregaram o mapa, que está Ok, precisam fazer a lista de personagens. Vou retirar o nome da Priscila Vilimek do grupo, pois parece que não vai fazer esta matéria, né? Precisam pensar em como trabalhar na Oficina da Semana Cultural.

Grupo 14: Entregaram o mapa, que está OK e a lista de personagens que precisa se complementada. Precisam pensar em como trabalhar na Oficina da Semana Cultural.

Grupo: 15: apresentaram o mapa e a lista de personagens e já têm uma idéia do que vão trabalhar na Oficina da Semana Cultural, YES!!!

Grupo 16: Entregaram o mapa, que está OK. Faltou a lista de personagens. Não deu tempo para conversarmos em aula para saber o que vão trabalhar na Oficina da Semana Cultural...