Oficina

Lobateando entre o real,
o
virtual e o imaginário...


Responsável: Prof. Katya Garabetti
Local: biblioteca da Unidade 1
Data: dia 29 de setembro, no período noturno


Grupo 1 - Reinações de Narizinho
Joyce de Oliveira
Gabriela Cabral
Suzani Magalhães
Andreia La Puma
Priscila Gonçalves



Apresentaram um almanacão de EVA sobre a história, com atividades para as crianças resolverem na oficina: Prévia história de Monteiro Lobato, Música do Sítio do Pica Pau Amarelo, Para Colorir, Jogo dos 7 erros, Caça-Palavras, Cruzadinhas, Você conhece os personagens do Sítio?, Quadro de Letras, Vamos Contar?
Distribuíram lindas máscaras dos personagens do livro com o endereço do blog.
O computador foi caracterizado por peixes representando o fundo do mar com o nome do Blog.
Faltou trabalhar a história do livro.

Nome do blog: O convite do Príncipe.





Grupo 2 - A Reforma da Natureza
Luciana
Letícia
Raquel Valadão
Suelen
Viviane Curcino Bastos


Durante a apresentação do grupo, que tinha como intuito divulgar o blog da Reforma da Emilia, todas as integrantes estavam vestidas com camisetas com o nome do livro que foi A Reforma da Natureza, foi montado um painel em TNT composto por personagens da história em EVA, o mesmo ficou preso na parede para visualização de todos.
Ao longo da apresentação houve a contação de história em que a cada grupo de crianças visitantes uma das integrantes contava a história, havendo revezamento das contadoras. Ao final das histórias houve a interação do público na qual todas as crianças interagiram de acordo com a história. O grupo propôs ao público que realizasse no painel as reformas contadas na história. Ao final da atividade realizada com o público, o grupo questionou se as reformas realizadas por Emilia tinham coerência, promovendo assim uma reflexão entre as crianças.
Para todos os visitantes entregaram um pirulito com uma figura da Emilia e a divulgação do  blog.
                       O computador utilizado para demonstração do blog foi caracterizado com a figura da Emilia como personagem principal da história, flores, gramas e o nome do livro A Reforma da Natureza, em EVA, porém no dia houve problemas com a internet e não foi possível entrar no blog.  
Nome do blog: A Reforma da Emilia



Grupo 3 - Assembléia na Mata 


Alzira Rodrigues
Cintia Bernardo
Cleonice Santos
Eliézia Tiago
Quezia Gomes

Todas integrantes do grupo estiveram presentes, quase todas vestidas com a camiseta da FASB. 
Apresentaram um jogo interativo com perguntas sobre o meio ambiente e os animais em extinção coladas no mapa do Brasil. Uma integrante do grupo fazia as perguntas, de acordo com a figura selecionada pela criança.
Distribuíram pirulitos e patinhas de animais com o endereço do blog. Tudo muito bem confeccionado pelo grupo.
O computador foi caracterizado com patinhas de animais e bichos de pelúcia, muito adequados à temática do blog.
Faltou trabalhar a história do livro.
Nome do blog: Parceria Animal



Grupo 4 - Memórias da Emília
Ana Paula Alves
Larissa M. Quimelo
Pamela M. Dias
Priscila O. Leal


Todos integrantes do grupo estiveram presentes.
Trouxeram dois jogos de labirinto: um era manipulado com uma vareta, que tinha que conduzir até a linha de chegada, enquanto o outro era uma caixa lacrada com uma bola, no qual deveria sacudi-la para que fosse ao lugar pretendido.
Distribuíram convitinhos muito criativos com o endereço do blog.
O computador foi caracterizado.
A história do livro foi contada por meio áudiovisual e antes do jogo, em que era feita uma breve apresentação do livro, para que o individuo soubesse sobre do que estava se tratando.

Nome do blog: AlaHpaMpriN, meu Deus, que sopa de letrinhas!! Associação do Alahpamprin, com as falas da Emília, como: pó de pirlimpimpim e outras palavras inventadas pela mesma.




Grupo 05 - O Casamento da Emília
Edirlane de Lana Freire
Camila Oliveira de Castro
Raísa Ricardo Nascimento da Silva

Todos integrantes do grupo estiveram presentes. Apresentaram um teatro de sombras no qual foi contada a história interagindo com as crianças, com sons que foram produzidos pelo grupo e pelas crianças.
Distribuíram um marcador de página com a Emília muito simpática, com um lacinho de fita e a frase “Ser inteligente é ler diariamente”, com o endereço do blog.
O computador foi caracterizado por uma boneca gigante da Emília com um véu de noiva e também com a imagem do livro escolhido.
O nome do blog é Brincando com Emília!!!
E do livro é “O casamento da Emília!”




Grupo 6 - Viagem ao Céu
Aline Camila
Bruna
Elaine
Erenilda
Francisca
Nirlei


Todos integrantes do grupo estiveram presentes e caracterizadas de acordo com a história.

Usaram um flanelógrafo para as crianças irem colando os personagens conforme iam contando a história.
O grupo trouxe um CD com filmes e jogos sobre a história.
Distribuíram marcadores de páginas de foguete, com pirulitos e o endereço do blog. (mas esqueceram de apagar uma palavra em inglês no desenho :-(
Um boneco do Visconde de Sabugosa foi colocado no computador e também, em cima, um escrito do blog Brincando no Céu e figuras dos personagens..

O nome do blog é Bricando no céu!! 




Grupo 7 - A visita do Príncipe
Agnailda
Angela
Ingrid
Jéssica
Vivian Thimóteo


Todos integrantes do grupo estiveram presentes.
Foi criado um espaço onde as crianças puderam se fantasiar com roupas e máscaras dos personagens. Havia também um painel onde era possível tirar fotos como se fosse sereia, príncipe e a Emília. A oficina estava muito animada!!
Distribuíram pirulitos com um peixinho colado e o endereço do blog.
A história do livro não foi contada, apenas relatada com o apoio dos personagens do painel. Também teve uma componente do grupo fantasiada, a Agnailda que estava vestida de Emilia.

Nome do blog: Os segredos do fundo do mar!


Grupo 8 - O Poço de Visconde
Ana Paula Dias Pombo
José Alfredo Júnior
Maria Cicera Pedrosa
Marina Côrtes de Souza
Redjane Souto Leite


Todos integrantes do grupo estiveram presentes. Mas foi apresentado somente o blog, não foi realizada a oficina.
O grupo distribuiu uma espécie de livrinho que na capa estava o desenho do Visconde fazendo leitura  de um livro e o endereço do blog e dentro o mesmo desenho para colorir.
Foi colocada uma maquete do ônibus em cima do computador.

O grupo explicou a história do livro que relata sobre o petróleo e assim atrelouc om a empresa de ônibus METRA que visa diminuição da poluição, pois o livro O Poço do Visconde deixa clara a necessidade da preservação do meio ambiente.

Nome do blog: Mistura de dons


Grupo 9  - Fábulas
Ariane Brandão
Erica Queiroz
Lucelia de Lima Leite
Tamires D Santos
Viviane Freitas Seabra


Os integrantes do grupo estiveram presentes, com exceção da Tamires que estava doente.
Foi montada uma oficina de máscaras dos personagens do livro para as crianças. O espaço foi cuidadosamente preparado e estava muito bonito e convidativo!!
A história do livro só foi trabalhada no blog.
O endereço do blog foi divulgado por meio de cadernetas de anotações personalizadas com os personagens do sítio do picapau amarelo.
O computador foi enfeitado com papel crepon e ficou acompanhado por uma boneca da Emília e o livro.


O nome do blog é: Fabulando.

 
Grupo 10 – O Minotauro
Maria Eliana
Claudia Regina
Sônia Aparecida
Raquel Neves


Todos integrantes do grupo estiveram presentes.

Apresentaram um painel com informações da temática tratada no livro e os personagens. Colocaram em exposição livros de Monteiro Lobato e ofereceram às crianças almanaques impressos com uma chamada para o livro e os passatempos: siga as linhas, labirinto, sete-erros, Emília para colorir, caça-palavras e cruzadinhas. Muito bem feito!!

As crianças presentes foram convidadas a participarem da oficina, e após ouvirem uma breve contação da história, receberam um almanaque com alguns passatempos relacionados com o tema de nosso livro, fizeram algumas atividades ali mesmo, e depois levaram o almanaque para casa para terminarem a brincadeira; receberam também como brinde, um marcador de página com o endereço do blog e um convite oral para acessá-lo e deixar sua opinião pessoal.

Distribuíram um marcador de páginas que parecia um papiro, com o endereço do blog. Muito bom graficamente, mas com o endereço do blog muito pequeno.

O computador foi decorado com a temática do Sítio Picapau Amarelo; a mesa contendo as atividades, como almanaque, marcador de livro, livros de Monteiro Lobato e painel com figuras do Sítio e O Minotauro, assim como, uma painel do templo de Ades.

O blog chama-se Grécia Antiga.


Grupo 11 - Aritmética da Emília
Ana Paula Gonçalves
Daniela de Fátima Pires
Gabriele Oliveira de Sousa
Kelly Dias
Léia Alves Costa
Nágela Oliveira


Todas as integrantes do grupo estiveram presentes, fantasiadas conforme seus personagens na dramatização: Gabriele estava a própria Emília, Ana parece que “encarnou” o Visconde de Sabugosa, Daniéla, Kelly, Léia e Nágela vieram com macacão temático. O filho da Ana Paula veio representando Monteiro Lobato muitíssimo bem!! Todo figurino e cenário foi confeccionado com perfeição e criatividade pelo grupo.

Apresentaram uma dramatização baseada no livro “Aritmética da Emília” de forma lúdica.  O palco era um circo com fantoches presos em palitos, feitos de EVA, manejados pelas alunas de macacão, enquanto Emília e Visconde interagiam com as crianças, que assistiam sentadas no chão ou em cadeiras próximas. Houve até charada de Matemática.
Distribuíram marcadores de página dos personagens do livro com o endereço do blog.
Usaram um mousepad com a Emília e o Visconde e uma cortina de circo (feita de EVA) no monitor do computador que exibiu o blog.

O blog chama-se Circo Matemático.


 

GRUPO 12 - Caçadas de Pedrinho
Nicete Coradi
Ariane Hernandes
Thais Albuquerque
Liliane Pereira de Amorim
Ligia Carias Medeiros
Luana de Castro 


Primeiramente o grupo selecionou o livro que contava a história das Caçadas de Pedrinho. focando no capitulo três que trata sobre a extinção e cuidados com o meio ambiente.
Para a confecção dos personagens da história, utilizaram materiais recicláveis com o intuito de mostrar a importância da preservação do meio ambiente e como podemos utilizar os materiais recicláveis de forma sustentável sem agredir o meio ambiente.
           Todos integrantes do grupo estiveram presentes. Uma pena que Ligia passou mal...
No dia da oficina do Projeto Lobateando, o grupo se reuniu para sensibilizar a todos presentes, não somente por meio dos personagens criados com garrafas PET, mas também por meio do blog.
Contaram a história do livro depois convidavam as crianças para recontarem a história utilizando o cenário. 
Confeccionaram pequenos cartões de visitas com o endereço do lbog, colado em uma “folhinha” em EVA, representando a natureza.
Para tematizar o computador foi decorado com uma moldura em EVA, contendo folhas e o nome do blog centralizado.

O blog chama-se SOS Natureza!!




Grupo 13 - A Chave do Tamanho
Daniela Rodrigues
Denise Carvalho
Samara Dias


Todos integrantes do grupo estiveram presentes.
Contaram resumidamente a história para que os participantes do jogo pudessem ter condições de responder às perguntas relacionadas.
Distribuíram um saquinho de doces com um papel enroladinho com a música do Sítio e também o endereço do blog.
Direcionaram alguns participantes da oficina ao blog para jogar online o Jogo dos Encolhidos, mas a internet não ajudou muito.
O computador foi caracterizado com EVA nas cores laranja e amarelo com o endereço do blog em cima e alguns personagens impressos ao lado.

O nome do blog é O Tamanho do seu mundo... 



Grupo 14 - O Picapau Amarelo
Elisabete
Maria Maroleide
Rosana


Todos integrantes do grupo estiveram presentes.
O grupo apresentou uma árvore, que remetia à ideia de sítio, com perguntas simples sobre os personagens e sobre o a história.
A integrante Rosana iniciou a oficina contando um breve resumo da história às crianças presentes, em seguida a criança podia escolher uma maçã, e se a resposta à pergunta estivesse correta a criança ganharia um pirulito.
O blog ficou em exposição (felizmente o computador estava funcionando) com a música do sítio ao fundo. Quando a criança chegava, era convidada a explorar o blog jogando ou assistindo ao vídeo. 
Todos os visitantes receberam um marcador de livro com o logotipo do blog para que continuassem acessando-o de casa.
O computador estava enfeitado com papel cartão amarelo em volta da tela e com o logotipo do blog na parte superior.
O blog chama-se Era uma vez no sítio.


Grupo 15 - Emília no País da Gramática
Caroline
Diana
Lauri


As três integrantes do grupo estavam presentes. Diana levou sua família e amigos e Lauri levou sua irmã e uma amiga.
 Apresentaram um Jogo de percurso com um tapete, feito de EVA, no chão, onde as crianças ficavam sentadas. A criança escolhia uma carta com a charada e tinha que responder, avançando os espaços conforme as regras. Quem chegava ao final do percurso primeiro vencia o jogo. O jogo tinha questões sobre gramática, com explicações do livro “Emília no País da Gramática”, e as crianças avançavam os espaços conforme os acertos. O jogo estava adequado à temática do blog.
Distribuiram pirulitos encapados com a imagem do rinoceronte Quindim e o endereço do blog.
O computador foi caracterizado com imagens dos personagens coladas no monitor e com o nome do blog: “Se liga na Gramática!”. O livro estava aberto, em pé, sobre a CPU.
Partes da história foram contadas durante o jogo, nas explicações das cartas. No blog foi possível ler o resumo do livro.

O blog se chama Se liga na gramática!!


Grupo 16 - Histórias de tia Nastácia
Cintia aparecida
Daniela da Motta
Dryelle Sampaio
Kelly Viviana
Michele de Souza 
Todos integrantes do grupo estiveram presentes. Vieram muito bem caracterizados para realizar a contação da história de João e Maria, uma das histórias do livro selecionado pelo grupo. As crianças ficavam sentadas em um tapete grande e os adultos ao redor, em cadeiras.
Joyce veio emprestada ao grupo, caracterizando Tia Anastácia, Dani era a Emília, Cintia era Dona Benta, Dryelle era Pedrinho, Michele era Narizinho e Kelly estava tomando conta do blog e fotografando a oficina.
Joyce contou maravilhosamente a história, assumindo a personagem, fazendo sucesso entre a garotada, segurava uma versão antiga do livro e lia alguns trechos da história, muito bem selecionados. As integrantes do grupo também estavam muito bem em suas performances, auxiliando na contação, com fantoches dos personagens confeccionados pelo grupo. 
Distribuíram um envelope com uma bala colada e o endereço do blog. Abrindo o envelope havia um dedinho muito bem humorado, como o próprio grupo!!
O computador foi caracterizado por um monstro com 3 cabeças que representava o tema do nosso blog.

O nome do blog é Um mostro em João e Maria!