quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Monteiro Lobato e as linguagens híbridas

Segundo Lúcia Santaella, professora da PUC-SP, especialista em semiótica, raramente encontramos uma mensagem na linguagem puramente sonora, verbal ou visual. E o computador serve como um ótimo mixer para essas linguagens. É muito comum encontrarmos mensagens na linguagem híbrida. O circo, a dança, a ópera, o cinema são exemplos de linguagem híbrida, por tratarem de imagens em movimento, mesmo quando não acompanhados de trilha sonora ou de qualquer tipo de som, pois trazem a lógica da sonoridade dentro de si, na sintaxe das durações de seus planos, nos seus cortes, nos ritmos que impõem às sequências.

A televisão é, sem dúvida aquele que leva a multiplicidade ao limite de suas possibilidades.

A hipermídia funde o sonoro, visual e verbal na trama de sua textura e se constitui num excelente exemplar para a prática do hibridismo entre as três matrizes da linguagem e do pensamento.

Trabalharemos a obra de Monteiro Lobato transcendendo da linguagem verbal para a linguagem híbrida através da hipermídia a ser criada nos blogs e praticada nas oficinas.   

Para a seleção de conteúdo do blog, indico:
 No blog pode haver indicação de sites com informações, vídeos,  jogos e sites para download de softwares gratuitos.

Vão publicando tudo no blog, assim eu posso passar dando uma olhada, ok? Não esqueçam de enviar para o e-mail da sala o endereço do blog ;-)


Recomendo a leitura da Revista Nova Escola de agosto, que traz o Especial Leitura Literária, com dicas de como formar leitores, como trabalhar com os livros nas diversas faixas etárias, até como organizar um sarau... disponibiliza várias matérias, vídeos, além de sugestões de livros, não percam!!!

Os blogs dos grupos estão ficando lindos e muito interessantes, parabéns!!

Hoje o trânsito em São Bernardo estava impossível, talvez por isso tenha faltado tanta gente :-( 
Senti falta da Adriana (será que desistiu?), da Gabizinha, da Ingrid, do Alfredo, da Lauri, da Liliane, da Lucélia (que não subiu para a aula :-(, da Michele, da Priscila (mãezinha), da Raquel Eustáquio e da Viviane Cursino...Elaine, foi muito bom contar com sua presença, mesmo ainda estando doente ;-) Suelin, ótimo retorno e que Deus abençoe muito, o Iago!!

Gente, não esqueçam de confirmar presença na visita ao Museu da Língua Portuguesa e pagar o ônibus para a Elaine ou para a Nirlei!!


4 comentários:

  1. Prô
    blog do grupo 12

    http://www.sosnatureza01.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa matéria da Revista Nova Escola...!

    Vale a pena ler!!!! :)
    Elaine

    ResponderExcluir
  3. Prô blog do grupo 2

    http://fantasticanatureza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. o blog parceria animal está com ciúmes, pois é o único que não tem comentário.... :-[

    ResponderExcluir